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Alimentos que estimulam o Colágeno

O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos e representa mais de 30% das proteínas presentes no organismo sendo responsável por oferecer firmeza à pele, renovar as células da pele e fornecer elasticidade a ela. Com o passar do tempo pode haver desgaste da proteína devido à exposição aos radicais livres, exposição solar em excesso, algumas alterações hormonais, álcool, tabagismo e estresse.

Alimentos que fazem parte de nosso dia a dia são riquíssimos em colágeno ou em nutrientes que estimulam a produção natural de colágeno pelo corpo. Você sabia disso? Confira abaixo alguns desses alimentos.

Carnes, ovos e peixes: fontes de proteínas de boa qualidade e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são importantes para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.

Frutas vermelhas e abacate: são ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres que atuam minimizando o processo inflamatório e o desgaste de colágeno e, consequentemente, o envelhecimento precoce.⠀

Aveia e leguminosas: são alimentos ricos em silício, um mineral proveniente de vegetais, indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular.

Frutas cítricas e vegetais verdes escuros: ricos em vitamina C, atuam na produção de prolina, um aminoácido essencial para a produção de colágeno. Os vegetais verde-escuros também são fontes de ácido fólico, fundamental na replicação celular.

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