Correio do PovoImpressaMídia

Chocolate

By 11/04/2009 fevereiro 25th, 2019 No Comments

Mocinho ou Bandido

Dicas saudáveis

“As mulheres têm mais tendência a consumir chocolate depois de alguma situação de stress ou depois de alguma crise de ansiedade”, afirma a nutricionista da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Vivo-RS, Anália Barhouch. Ela explica que isso pode acontecer pois o chocolate estimula a produção da feniletilamina, substância que causa uma sensação de bem estar ao ser ingerida e é precursora da serotonina, neurotransmissor conhecido como a “substância química do bem estar”. Mas o desejo por chocolate, informam alguns estudos, também pode estar relacionado a mudanças hormonais como as que ocorrem na puberdade ou mesmo no período pré-menstrual.

E para quando bater aquela vontade incontrável de comer um chocolatinho, Anália dá algumas dicas saudáveis: “a melhor opção é o chocolate amargo, por conter pouco açúcar e uma grande quantidade de cacau, de onde provém os flavonóides e o polifenol, substâncias com poderes antioxidantes; as versões dietéticas do doce costumam apresentar mais gordura e, portanto, mais calorias”.

Anália complementa: “Não exagere no consumo, pois podem surgir efeitos indesejáveis à saúde como o ganho de peso”

A quantidade de calor, de umidade, o tipo de solo e a variedade do grão podem alterar o aroma, a textura e o sabor do fruto que dará origem ao chocolate. Grãos cultivados na América costumam ter sabor mais marcante de frutas, ervas e flores.

Fonte: Correio do Povo
Data: 11/04/2009