A cirurgia bariátrica ou metabólica é uma grande aliada na redução de peso e no controle das doenças associadas à obesidade, tais como a diabetes e a hipertensão arterial entre outras.

A obesidade pode desencadear graves doenças como: Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma importante causa do infarto, insuficiência renal em que o indivíduo precise fazer diálise e ainda alguns tipos de câncer.

A cirurgia bariátrica é considerada um procedimento seguro e com baixa mortalidade, entretanto não é indicado para qualquer pessoa. Alguns critérios precisam ser respeitados. Antes de recorrer a este recurso é preciso que todas as outras possibilidades de tratamento clínico tenham se esgotado. O paciente precisa procurar um especialista para avaliar sua situação.

Para quem é recomendada a cirurgia bariátrica?

  • Pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40kg/m², após dois anos sem resposta ao tratamento contra obesidade.
  • Adultos com IMC acima de 35kg/m² e já com doenças relacionadas à obesidade como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, que não obteve sucesso no tratamento clínico.
  • Para os jovens entre 16 anos e 18 anos, a cirurgia só pode ser indicada após avaliação de dois ou mais especialistas, com a devida autorização dos pais, se atentar ao impacto na curva de crescimento de acordo com a idade do adolescente.

É preciso que o paciente, independente da idade, esteja ciente de que será necessário haver uma mudança dos hábitos alimentares e do seu estilo de vida, a cirurgia por si só não faz milagres, é apenas o primeiro e GRANDE passo para uma mudança de vida. A falta de acompanhamento multidisciplinar e o retorno aos hábitos alimentares de antes da cirurgia é um dos grandes motivos para o reganho de peso. Antes, durante e após a cirurgia o acompanhamento nutricional e psicológico são fundamentais para o sucesso da cirurgia.

Lembrando que a obesidade é uma doença crônica que ainda não tem cura, mas tem controle. Esse controle tem que ser para o resto da vida.

Leave a Reply