fbpx
Alimentação SaudávelGordura Visceral

Cuidado com a barriga… como saber se tenho gordura visceral??

Para saber se você tem gordura visceral o cálculo do IMC não é tão preciso. A pessoa pode ser aparentemente magra e ter gordura visceral, o que pode levar a alterações das funções metabólicas do seu organismo e desencadear doenças como diabetes, hipertensão arterial entre outras.
.
Para saber se você tem acúmulo de gordura visceral coloque uma fita métrica 2,5 cm acima do osso do quadril e meça a sua circunferência abdominal. Segundo o National Cholesterol Education Program (Ncep) o valor é de 102cm para homens e 88cm para mulheres. Já a International Diabetes Federation estabelece valores mais rigorosos, sendo 94cm para homens e 80cm para mulheres.

.
Às vezes a sua medida está dentro dos padrões adotados, mas pode ser uma falsa impressão. Para saber de maneira mais precisa se há o acúmulo de gordura visceral você pode contar com a Bioimpedância que mostra exatamente a distribuição de gordura em quilos em cada parte do corpo inclusive na região abdominal, ainda uma escala relacionada com os níveis da gordura visceral e alguns outros exames como densitometria, tomografia computadorizada do abdome e ressonância magnética. E você já mediu a sua gordura abdominal?

Leave a Reply