CarnesCorreio do PovoImpressaMídia

Culinária da Índia

By 04/07/2009 fevereiro 25th, 2019 No Comments

Culinária da Índia cheia de benefícios

A Índia virou moda. Suas tradições, crenças e sua magia vão sendo, aos poucos, desmistificadas aqui no Ocidente. E com a gastronomia do país não poderia ser diferente: rica em sabores, cores e perfumes, é o tipo de cozinha que, além de trazer benefícios à saúde, aguça paladares exóticos e exigentes.

culinaria_india_img_01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É grande a variedade de especiarias que se utiliza na culinária indiana e todas, muito aromáticas, auxiliam na digestão. Pesquisas falam em mais de 20 tipos, considerando-se apenas as especiarias em pó. Mas o curry surge como a preferência nacional. Feito com a mistura de muitas especiarias, entre elas o cardamomo, o cravo, a canela em rama, gergelim, tamarindo e a cúrcuma (responsável por sua coloração amarela), o curry, inicialmente, era utilizado apenas para temperar arroz, mas já pode ser aproveitado em inúmeras outras receitas. Segundo a nutricionista da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Vivo-RS, Anália Barhouch, o tempero, além de ser multifuncional e cair bem em uma infinidade de pratos, também vem se mostrando um excelente auxiliar na busca por uma vida mais saudável. ‘O curry tem capacidade de defender as células do corpo e de prevenir doenças’, informa. Anália declara que o acréscimo diário de uma colher de chá do tempero às sopas, molhos e pratos de massas, representa um modo simples e rápido de se ter o aporte suficiente dessa substância.

Quando consumido com verduras como couve-flor e brócolis, a utilidade terapêutica é elevada’, afirma a nutricionista. Anália dá outra dica: ‘Aposte num curry em que o açafrão esteja listado como o primeiro ou o segundo ingrediente’. E ela explica os motivos: ‘Trata-se de um tempero com poderosa ação antioxidante; além disso, sua raiz forte e alaranjada contém curcuminoides, parentes próximos dos polifenóis’.

É a vez do curry, portanto. Aqui, longe do Oriente, ele pode ser encontrado em lojas de produtos indianos ou mesmo em lojas de alimentos naturais. A nutricionista nos deixa, abaixo, uma receita saudável, feita à base do condimento. Confira e invista nessa especiaria.

ROGAN JOSH (CORDEIRO NO CURRY)

INGREDIENTES

-200 g de cordeiro limpo
-1/4 colher(es) (sopa) de manteiga clarificada
-1/2 unidade(s) de cebola picada(s)
-40 g de iogurte natural
-1/4 colher (chá) de pimenta caiena em pó
-1/3 colher (chá) de curry
-1/2 colher (chá) de cominho
-1 dente de alho amassado(s)
-1/3 colher (sopa) de gengibre picado(s)
-100 g de tomate pelado triturado(s)
-quanto baste de sal
-20 gr de amêndoas laminada(s) e tostada(s)

MODO DE PREPARO

Corte o cordeiro em cubos de 2 cm. Em uma panela funda, esquentar a manteiga e fritar o cordeiro até selar por completo. Acrescente a cebola e frite até dourar. Adicione os temperos secos e frite mais um pouco. Acrescente o alho e o gengibre e deixe dourar. Adicione os tomates e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora. Coloque água se necessário. Adicione o iogurte. Sirva com as amêndoas e arroz branco.

Fonte: Correio do Povo
Data: 04/07/2009