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Raio-X do alimento: nutricionista explica os benefícios do pepino

By 10/01/2014 janeiro 25th, 2019 No Comments

Por sugestão da leitora Jéssica Dutra, o Barra de Cereal desvenda mais um alimento hoje. É o pepino, que é rico em fibras e auxilia em dietas de emagrecimento.

O e-mail da Jéssica.
“Olá Aline, estou sempre de olho no blog Barra de Cereal e tenho uma dúvida. Eu adoro comer pepino e gostaria de saber quais os benefícios dele na nossa alimentação.
Obrigada desde já”

Agora vem conferir as dicas da nutricionista Analia Barhouch.

CARACTERÍSTICAS DO PEPINO
É um alimento com um baixo teor energético, pelo fato de conter poucos hidratos de carbono. Aproximadamente 90% do pepino é composto por água. É rico em fibras, contém pequenas quantidades de vitamina C, pró-vitamina A e vitamina E. Ainda assim, embora em proporções menores, também possui vitaminas do grupo B.

VARIAÇÕES
Aodai (Comum)
Caipira
Japonês
Conserva

Todas as variedades são bastante nutritivas e de baixa calorias (cada 100 gramas contém em média 15 kcal). O ideal é variar entre um e outro para não enjoar do sabor. Mas se for usado em dietas, prefira o pepino japonês ou o caipira, pois eles têm ainda menos calorias que o pepino comum.

BENEFÍCIOS

1 – Contribui na hidratação, porque contém cerca de 90% de água e ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo.

2 – Fonte de nutrientes, entre eles as vitaminas A, C, B1, B2, B5, potássio, magnésio, folato, e sais minerais.

3 – Também é rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

4 – Tem baixo valor calórico, o que faz dele um grande aliado no controle do peso.

5 – Possui ação antioxidante, presente nos carotenoides, betacaroteno, alfacaroteno, luteína e
zeaxantina.

6 – Fonte de sílica, que auxilia no fortalecimento dos tecidos conjuntivos, auxiliando na saúde das articulações.

7 – O alto teor de água e fibra dietética presente no pepino ajuda na digestão dos alimentos.

AJUDA NO EMAGRECIMENTO
Como ele é rico em fibras, proporciona bastante saciedade e contém poucas calorias o que beneficia
no controle do peso.

COMO INCLUI-LO NA DIETA
Saladas, sucos, petiscos e até mesmo em preparações de sanduíches como uma opção mais saudáveis.